Em meio às galerias e ambulantes da região central de São Paulo é possível enxergar uma imponente estrutura de vidro que envolve o Sesc 24 de Maio. Projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, em parceria com o escritório MMBB Arquitetos Associados, a nova unidade paulistana da rede está no coração cultural da cidade, junto ao Theatro Municipal, Praça das Artes, Galeria do Rock, Praça da República, Biblioteca Mário de Andrade e outros.

O que interessa mesmo na arquitetura é amparar a imprevisibilidade da vida. Eu vejo, por exemplo, uma criança pulando dentro da água de um lugar que não era para pular, mas tudo isso tem sua graçaPaulo Mendes da Rocha

O novo centro cultural, esportivo e de convivência está localizado na esquina da rua 24 de Maio com a rua Dom José de Barros. Ao tomar conta de um edifício que ficou famoso nos anos 1970 por abrigar a loja de departamentos Mesbla, a instituição trouxe à tona a ideia de ocupação, ao invés de demolir algo de tamanha proporção e importância para a região.

“Ao longo da rua Dom José de Barros havia um pequeno prédio, vizinho da edificação, e então eu disse imediatamente ‘se vocês comprarem o terreno do lado nem precisa pensar em demolir, dá uma boa reforma’. Em três dias depois o Sesc me telefonou dizendo ‘já compramos’”, revela o arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Desde o início do projeto (2002 a 2008) até o começo e término das obras (2012 a 2017) foram 15 anos de espera para que o Sesc 24 de Maio abrisse suas portas e proporcionasse ao público um universo arquitetônico cheio de novas experiências, atividades e valores.

 

 

 

A estrutura do antigo estabelecimento não era recomendável para comportar o público, por isso foram realizadas algumas intervenções para melhoria e segurança. Porém, tinha como virtude inicial um vazio interno de 14 m² x 14 m², chamado de poço de ventilação ou de iluminação.

Quatro pilares de concreto atravessam esse vazio e se encaixam em cada vértice do quadrado, formando um grande apoio e integração a todos os andares do prédio – de forma intercalada – além de ampliar os pés-direitos e proporcionar conforto térmico adequado ao interior.

 

7
Show room

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *